Novidades

INVESTIR EM EQUIPAMENTOS DE QUALIDADE GARANTE O MELHOR CUSTO

10.01.2018
Mercado

 

Em tempos de crise, a prioridade de qualquer empresa é proteger o seu orçamento e manter a saúde financeira da empresa estável. O primeiro impulso é o corte de gastos: diminuir investimentos de curto prazo, eliminar despesas dispensáveis ou até diminuir mão de obra. Contudo, o investimento certo no momento certo pode ser a diferença entre afundar ou nadar.

Por que investir em equipamentos?

Qualquer mudança pode ser decisiva para o sucesso de uma empresa. A aquisição de novos equipamentos pode ser uma forma eficaz de trazer inovação e aumentar a sua produtividade sem aumentar custos de produção – podendo até diminuí-los. Quando bem planejado, este é o tipo de investimento que garante bons resultados.

O investimento em máquinas e equipamentos está fortemente relacionado a crescimento. Cada 1% do PIB investido em equipamentos industriais está associado a um aumento de 0,3% do PIB ao ano. Esta é a maior ligação encontrada entre crescimento e qualquer outro tipo de investimento. Há muitos indícios de que esta ligação é direta, que maior investimento em equipamentos estimula maior crescimento. Um retorno que, e um mercado saudável, pode chegar a 30% ao ano. [1]

Como fazer esse investimento?

O primeiro passo é conhecer as necessidades do seu negócio. Qual o objetivo desse investimento? Melhorar produtividade? A qualidade do produto final? Otimizar processos? Como esse investimento vai colocar o meu negócio à frente dos demais? As respostas dessas questões lhe colocarão no caminho certo e lhe ajudarão a fazer as melhores escolhas.

Em seguida, leve em consideração o fator humano. Alguns equipamentos – como os de automação, por exemplo – podem tornar a tarefa de um funcionário redundante. Isso não significa que aquela pessoa se torna obsoleta dentro da empresa. Verifique previamente com o setor de Recursos Humanos se esta pessoa pode ser realocada ou ainda assumir a operação do equipamento.

 Considere que todas as pessoas que terão contato com o equipamento precisarão de treinamento e um período de adaptação. Sejam essas pessoas novas contratações ou funcionários realocados, o período de treinamento e adaptação tende a ser menos produtivo: esteja preparado para isso.

Não economize

Pode parecer contraintuitivo, ainda mais em época de “vacas magras”. Mas a realidade é que, muitas vezes, deixar de investir em um equipamento de maior qualidade para adquirir a opção mais barata pode ser um tiro no pé. Um equipamento de baixa qualidade pode trazer prejuízo para a sua empresa:

  • Danos nos produtos, levando a perda de matéria-prima;
  • Riscos à segurança do operador e demais funcionários;
  • Perda na qualidade do produto final, que abala a reputação da sua empresa.

A perda causada por um investimento ruim pode ser muito difícil de recuperar. Equipamentos industriais possuem custo considerável – especialmente os mais complexos, com múltiplas etapas. Sendo assim, é importante escolher muito bem o parceiro fornecedor para o seu negócio.

Como escolher o parceiro ideal

Ser levado por aparências é mais fácil do que se imagina. Para evitar surpresas desagradáveis é importante conhecer bem o seu fornecedor, melhorar a confiança entre as suas empresas e criar um relacionamento entre os dois.

Busque maiores informações sobre a empresa e seus equipamentos. A internet é uma ótima ferramenta para todo acessar todo o tipo de informação e com certeza você encontrará o que precisa saber. Veja como é a presença online do seu potencial parceiro: como ele se porta perante o público, quais as informações que ele publica, quanta experiência possui.

Procure saber como seu potencial parceiro se relaciona com seus clientes, como é a comunicação entre a empresa e o consumidor e também a qualidade do seu suporte.

Conheça as opções de investimento oferecidos pela empresa, muitas empresas não se negaram a reavaliar um orçamento em casos de equipamentos complexos ou podem oferecer condições de investimento que sejam mais adequadas ao orçamento da sua empresa.

Por fim, mas não menos importante, conheça a qualidade do equipamento. Tenha a certeza de que seu investimento será bem aproveitado e trará benefícios ao seu negócio. Visite a empresa pessoalmente e veja outros equipamentos para ter uma ideia de como será o seu.

Feiras são ótimas oportunidades para contatar um possível parceiro. Lá, os representantes comerciais estão a postos inteiramente para apresentar a empresa e os equipamentos, sem interrupções ou outros compromissos.

Garanta a qualidade do seu produto investindo na qualidade dos seus equipamentos, assim garantindo o melhor custo para o seu cliente. Fazendo a escolha certa, você verá o retorno do seu investimento, a diminuição nos custos de produção (ao diminuir falhas e perdas) e ainda o crescimento do seu negócio.

 

Voltar